Mapa da Mina

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Delegados defendem em Altamira a reeleição de Gessé

Presidente Gessé fala para garimpeiros em Altamira-PA

A reunião realizada no auditório do Hotel Aquários, em Altamira (PA) era apenas para que os garimpeiros da região ouvissem da diretoria da Coomigasp um relato sobre a implantação do Projeto da Nova Mina de Serra Pelada, mas todos os delegados regionais presentes ao evento fizeram questão de defender a candidatura do presidente Gessé Simão à reeleição da Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada (Coomigasp).

Eles alegaram que mesmo Gessé não tendo se manifestado ainda sobre o assunto e por sua família não concordar muito com a ideia, ele terá que aceitar esta nova missão. “Isto deve ocorrer devido a sua boa administração à frente da Coomigasp e seu ótimo relacionamento com as autoridades, especialmente, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão”, afirmou o Diretor Comercial da Cooperativa, Marcos Prado.

Ao destacar em seu discurso os avanços dos trabalhos de escavação na Nova Mina de Serra Pelada e o bom trabalho desenvolvido pela diretoria da cooperativa, o delegado regional de Novo Repartimento, José Ribamar Lima Silva, o Riba, surpreendeu a todos e defendeu a reeleição de Gessé Simão à frente da presidência da Coomigasp. “Eu quero pedir a você, Gessé, que seja o nosso candidato à reeleição. Nós vamos trabalhar para isso porque precisamos de você”, declarou Riba, o anfitrião do evento, sob os aplausos dos mais de 600 garimpeiros presentes à reunião. (Quórum considerado alto pelo fato da reunião ter sido numa terça-feira).

A partir daí todos os delegados também se manifestaram a favor da reeleição de Gessé. O delegado regional de Xinguara, Antônio Benigno, elogiou a iniciativa do delegado Riba de promover a reunião em Altamira, destacou a parceria da Coomigasp com a Colossus, e afirmou que Gessé precisa continuar a obra que vem realizando. “A obra não está concluída. Nós precisamos de você para que a obra seja concluída por você e por todos os companheiros que têm te ajudado nessa missão”, frisou Benigno.

“Pelo excelente trabalho realizado à frente da Coomigasp, o Gessé tem a preferência da sociedade garimpeira. Sua reeleição é pela sua competência. Ele criou várias delegacias regionais. Vai criar delegacias até em Roraima e outros estados da federação. Por isso, queremos a sua reeleição Gessé. Não é você que está querendo. Não é sua família que está querendo. É a sociedade garimpeira que quer você de novo comandando a cooperativa”, declarou o delegado regional de Marabá, Neuton Paulino, que, inclusive, perguntou aos presentes quem era a favor da reeleição do atual presidente e todos levantaram as mãos em sinal de concordância.

Adalto Batista Gomes, delegado regional de São Domingos do Araguaia, foi mais longe e revelou que a família de Gessé ainda não concorda com a ideia da reeleição dele e lembrou que até ameaça de morte ele já recebeu, mas ressaltou que este é um desejo da maioria absoluta dos garimpeiros de todas as regiões. “Gessé, eu sei que você não tratou desse assunto. A iniciativa está sendo nossa aqui em Altamira. Por isso, pedimos que você aceite a nossa ideia e vá para a reeleição mesmo com sua família inicialmente discordando da proposta”, destacou Adalto.

Também presente à reunião, o vice-prefeito de Altamira, Silvério Fernandes, elogiou os avanços dos trabalhos desenvolvidos pela parceria entre a Coomigasp e a Colossus e disse que é muito bom ver que um sonho está quase se tornando realidade. “Gessé, considere-se reeleito. Você tem um bom relacionamento com os políticos e faz uma boa administração. Tenho certeza que não haverá outra chapa e você, reeleito, fará com que os garimpeiros se tornem em breve acionistas de uma grande mineradora”, ressaltou Fernandes.

Surpreso com os discursos, Gessé ficou emocionado e fez uma declaração bem pé no chão. Ele agradeceu a manifestação dos delegados regionais a favor de sua reeleição, mas deixou claro que sua meta principal no momento é fazer a Nova Mina de Serra Pelada produzir e beneficiar todos os garimpeiros. “Tenho certeza que a partir de dezembro já estaremos pegando nas primeiras barras de ouro. Esse é meu compromisso com vocês. É isso que queremos e para isso lutamos a vida toda”, destacou o presidente da Coomigasp.

Reunião

Gessé, que já havia manifestado seu desejo de visitar Altamira, aproveitou a iniciativa dos delegados regionais do Pará e aceitou o convite para participar da reunião naquele município. O objetivo do encontro foi para que os delegados regionais e o presidente Gessé informassem aos garimpeiros daquela região detalhes do andamento da implantação da Nova Mina de Serra Pelada.

O delegado regional de Repartimento, José Ribamar, responsável pela reunião em Altamira, disse que hoje os direitos dos garimpeiros estão assegurados e a categoria conseguiu dar a volta por cima. “O nosso presidente Gessé foi mandado por Deus. É um camarada arrojado e bem entrosado no meio político. Há três ou quatro anos atrás vivíamos somente de sonhos e de ilusões. Hoje não: vivemos uma nova realidade: nossa mina está prestes a produzir e a nossa parceria com a Colossus mudou completamente a vida dos moradores da Vila de Serra Pelada com a geração de mais de 800 empregos diretos e indiretos. Portanto, a perspectiva é muito grande com relação à produção  mineral a partir de dezembro deste ano”, afirmou Riba.

O representante em Altamira, e organizador do encontro Oziel, afirmou que estava muito contente com a presença da diretoria da Coomigasp e do presidente Gessé Simão porque dessa forma os diretores ficam sempre mais próximos dos garimpeiros. “A reunião foi importante porque a diretoria da cooperativa veio informar e mostrar a realidade para os garimpeiros e o trabalho que está sendo desenvolvido”, disse ele.

ASCOM/COOMIGASP

Nenhum comentário:

Postar um comentário