Mapa da Mina

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Trabalhadores trocam o garimpo pelo cultivo de morango em Minas Gerais

Este ano, foram plantados 60 hectares de morango em Datas.Morango é uma das principais fontes de renda na região.

A região de Datas, em Minas Gerais, que era dominada pelo garimpo, está se transformando num polo de produção de morango. A possibilidade de renda certa tem feito muitas pessoas que trabalhava na mineração preferirem mudar de atividade.

O morango avança nas terras onde por vários anos foram extraídos diamantes e outras pedras preciosas. A fruta adaptou-se bem ao clima da região de Datas, no Alto Jequitinhonha. Os antigos garimpeiros trocaram a incerteza pela rentabilidade da cultura de morango.

O morango ganha espaço no terreno arenoso, localizado a mais de 1,3 mil metros de altitude. A região de Datas é a segunda maior produtora do estado, ficando atrás do sul de Minas Gerais. Mas não perde em qualidade. Atualmente, o morango é uma das principais fontes de renda na região.

As lavouras seguem uma tendência de crescimento. Em uma fazenda foram plantados 120 mil pés em dois hectares, com um investimento de R$ 80 mil que irá render mais do que frutos ao médio produtor. Os pequenos produtores formam a categoria dos ex-colhedores, que estudaram e já plantam a própria lavoura. O agricultor Marcos Guedes tira o sustento da família no pequeno espaço de terra.

Este ano, foram plantados 60 hectares de morango na região de Datas. Essa é a maior safra desde que a fruta começou a ser cultivada, há sete anos.

A tendência de crescimento na produção do morango pode ser atestada na propriedade onde foram plantados mais de 500 mil pés, protegidos por túneis que afastam as pragas. A expectativa é colher 1,2 quilo de morango por pé. A fruta colhida vai para o galpão, de onde segue para o Brasil.

O estado de Minas Gerais é o maior produtor de morango do país. A safra total deve passar de 40 mil toneladas.

Fonte: G1.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário