Mapa da Mina

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Modernos equipamentos permitem o avanço da perfuração do túnel da Nova Mina de Serra Pelada


Guindaste descarrega moinho de bolas da usina da Nova Mina de Serra Pelada

Tecnologia e segurança dos trabalhadores. Estas palavras são a base do trabalho desenvolvido na Nova Mina de Pelada, no município de Curionópolis (PA), ao contrário do que acontecia na antiga “cratera” aberta pelos garimpeiros na década de 1980.

Hoje, 150 profissionais atuam na área e exercem as diversas funções como mecânico, operadores de máquinas, técnicos de segurança, engenheiros e geólogos, que se revezam em 3 turnos de 8 horas. Esses profissionais são responsáveis pelo desenvolvimento da galeria (túnel) que tem previsão para 4 km de extensão e aproximadamente 350 metros de profundidade, medido 5,0m por 5,5m.

Atualmente a mina conta com dois mineradores contínuos Road Headers (Tatus) – com “cabeças giratórias” – responsáveis pela escavação e desenvolvimento da galeria. Esses Road Headers são os mesmos utilizados na escavação do Canal da Mancha – grande túnel submarino e subterrâneo que liga a França à Inglaterra.

O projeto acaba de receber um caminhão Alpha 20 para projetar o concreto via controle remoto, evitando exposição do funcionário. “Ele Permite mais agilidade e mais segurança nas operações dentro do túnel. Com um braço telescópico ele consegue se posicionar num local seguro dentro da mina e concretar toda a parte escavada, fazendo com que isso se torne uma atividade segura e rápida”, explicou o experiente engenheiro de Minas, Paulo Carneiro.

Segundo Carneiro, paralelamente ao Alpha 20, chegaram também dois caminhões betoneiras, os chamados Tornados, que trabalham em conjunto com o Alpha para lançar concreto. “Todo nosso túnel é revestido de concreto armado (para conter todo o maciço durante o avanço do túnel), telas e tirantes (grande parafusos em torno de 2,4m, fixados com argamassa). Essa atividade tem como função formar um arco em torno do túnel para garantir a estabilidade das paredes. Quando a região está muito instável são colocadas cambotas de aço para dar maior estabilidade”, destacou Paulo Carneiro.

Os caminhões betoneiras são específicos para minas subterrâneas. Hoje é utilizado um caminhão betoneira convencional, que não é o mais apropriado para a Nova Mina de Serra Pelada. “Hoje, utilizamos bombas específicas para o lançamento de concreto, mas é um trabalho semimecanizado e isso também retarda um pouco a velocidade de aplicação. Quanto mais rápido você lançar o concreto após a escavação, mais segura se torna a atividade porque você não permite que a rocha venha a desmoronar”, disse o engenheiro.

Paulo Carneiro informou que até o final de maio chegará um Robolt (está vindo da Finlândia) para aplicação dos grandes parafusos (tirantes). “Hoje, nós utilizamos martelos manuais para fazer a perfuração e a instalação dos parafusos. Com o Robolt o processo será totalmente automatizado. O Robolt perfura e instala os equipamentos ao mesmo tempo e também numa atividade muito mais rápida. Hoje para a instalação de um parafuso nós levamos em torno de 20 minutos. Com a chegada desse Robolt nós vamos gastar cerca de 3 minutos”. (Ascom Coomigasp)

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