Mapa da Mina

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Colossus rebate críticas sobre o andamento das obras na Nova Mina de Serra Pelada

O diretor da empresa Colossus, responsável pela implantação do projeto Serra Pelada, Darci Lindenmayer, respondeu, com dados técnicos e estatísticos, às críticas feitas pelo presidente da Associação Nacional dos Garimpeiros de Serra Pelada e do Brasil, Toni Duarte, no site da Agasp-Brasil esta semana. Em seu artigo, Duarte afirmou que as obras de escavações para a abertura do túnel da Nova Mina de Serra Pelada estavam atrasadas. 


Leia na íntegra a resposta do Dr. Darci Lindenmayer, que foi divulgada no site da Agasp-Brasil com o seguinte título:  Colossus responde ao artigo da Agasp-Brasil

Prezado Presidente da Agasp Brasil, Toni Duarte,

Li com a atenção de sempre seus comentários sobre o avanço da obra do Projeto Serra Pelada e me permita fazer comentários importantes para que a comunidade garimpeira compreenda a situação real do empreendimento.

O ritmo da obra do Projeto continua intenso como foi comprovado por mais de 18.000 garimpeiros que visitaram a mina no dia 27 de Março, quando da visita do Senhor  Ministro de Minas e Energia,  Edison Lobão. As obras de terraplanagem para a instalação da Planta de Beneficiamento já foram concluídas e parte dos equipamentos já foram comprados.

A instalação do moinho terá início na primeira quinzena de maio, os britadores em junho e a construção do prédio para os concentradores gravimétricos também ainda no mesmo mês. Os escritórios da obra estão prontos, bem como os prédios da oficina mecânica e almoxarifado.  As pré-barragens já estão concluídas e a construção da barragem da bacia de rejeito iniciará em meados de Maio. O refeitório da obra, previsto para 2000 refeições dia, já concluído, está em funcionamento desde o mês de fevereiro e o Centro de Treinamento está em operação desde Dezembro do ano passado. Os alojamentos estão em fase de conclusão e serão entregues no final do mês de Abril. 

A escavação da rampa de acesso à mina estabilizou-se num avanço em torno de 35m mensais, o que pode ser verificado no quadro abaixo, não tendo ocorrido, portanto, a noticiada paralisação.

No mês de janeiro de 2011, ocorreu um desplacamento na lateral direita do túnel, o que obrigou a Empresa a rever a sua metodologia de contenção do túnel. Para ter plena certeza de que as novas medidas ofereceriam ambiente seguro aos operários, foi necessário reduzir a velocidade de escavação, uma vez que era preciso instalar cambotas de aço, tirantes e telas e, também, providenciar um maior espessamento do concreto aplicado.

É necessário ter consciência de que a SERRA PELADA COMPANHIA DE DESENVOLVIMENTO MINERAL, bem como a COLOSSUS e sua parceira COOMIGASP defendem e exigem que as atividades de implantação, bem como as de produção no futuro,  sejam realizadas em total consonância com a segurança. Não é possível admitir que a operação ocorra de outra forma. A velocidade de avanço ainda não é considerada ideal e será aumentada sensivelmente com a chegada dos equipamentos robotizados relacionados logo mais adiante, já encomendados.

Por enquanto a escavação da rampa de acesso ao minério,  é feita com dois mineradores contínuos que tem capacidade para escavar 0,8m por hora. Entretanto, o desempenho dessas duas máquinas fica comprometido pelo uso de outros equipamentos, menos eficientes, que serão substituídos logo que sejam entregues os a seguir relacionados.

O Projeto segue um planejamento já previamente definido. Entretanto, eventuais correções de rumo podem ser feitas na medida em que aumenta o conhecimento do maciço e das condições da rocha que está sendo escavada.

No mês de abril, por exemplo, será feito um desvio para a esquerda no traçado da rampa , o que pode ser visualizado no desenho abaixo, para evitar uma falha geológica que torna instável o maciço  rochoso e serve de conduto para água de infiltração, tornando mais onerosa e perigosa a escavação. 

Portanto, o desvio em execução é mais uma medida para aumentar a segurança de nossos operadores.Espero ter prestado os devidos esclarecimentos e coloco-me à disposição para novas informações, de modo a contribuir para que a AGASP BRASIL transmita aos garimpeiros e demais interessados na Nova Serra Pelada informações consistentes sobre o andamento do projeto.
Atenciosamente

Darci H. Lindenmayer

Nenhum comentário:

Postar um comentário