Mapa da Mina

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Ibama retira garimpo de ouro e serrarias clandestinas do entorno da reserva

Um total de 19 bombas-hidráulicas, utilizadas na extração ilegal do minério, e meio quilo de mercúrio foram apreendidos pelos agentes ambientais. O responsável pela atividade irregular, um conhecido garimpeiro da região, foi multado em R$ 378 mil e ainda teve a propriedade embargada pelo instituto.
O uso do metal tóxico sem controle colocava em risco solo, rios, peixes e também os trabalhadores envolvidos na garimpagem. Cerca de 130 hectares de área sofreram graves danos ambientais para a retirada do ouro, com derrubada da vegetação e "lavagem" do solo. "Informações indicam que o mercúrio era adquirido de dentistas no município de Redenção, e pago com ouro", disse o coordenador da operação, Leonardo Tomaz. Segundo ele, o caso será denunciado à Polícia Federal.
A fiscalização nas imediações da reserva Kayapós acontece desde 15 de junho com a Operação Soberania. Os fiscais vistoriam os crimes ambientais de helicóptero. Duas serrarias clandestinas também foram flagradas operando a 10 km da terra indígena.

Fonte: 24horasnews.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário