Mapa da Mina

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Ex-garimpeiros buscam fonte alternativa de renda

Eliel Costa, ex-garimpeiro hoje tem a agricultura como seu meio de sobrevivëncia
O garimpo da Cutia descoberto em 1988 perdurou até meados da década de 90, período em que mais de dez mil homens trabalharam na garimpagem manual, estima-se que mais de duas toneladas de ouro tenham sido extraídos do garimpo. Com o fim da exploração da grande cava os ex-garimpeiros procuraram formas alternativas de renda.

Uma das atividades mais conhecidas na região é a fruticultura, cultivo de frutas para venda seja do fruto ou da poupa extraída na própria vila. Em alguns dessas áreas de cultivo é possível encontrar mais de dez variedades de frutas.
Eliel de 44 anos, ex-garimpeiro é proprietário de uma área de 5 ha, e chegou a produzir por ano mais de 18 toneladas de frutas mas encontra um problema: “levar a produção até a cidade é o mais complicado por conta da falta de apoio e de transporte”, diz.

A vila fica a 18 km do centro de Curionópolis e a estrada ainda é precária, mesmo assim não desmotiva os cultivadores e produtores de derivados de frutas: “Continuo a atividade porque gosto e acredito que em breve poderemos ter mais lucratividade com atividade já que nós ex-garimpeiros estamos prestes a concordar com um contrato de parceria com uma empresa privada para explorar o antigo garimpo” afirmou Eliel.

Quando se refere ao contrato de parceria entre a Coomic e uma empresa privada o cuntivador acredita em um projeto de exploração socialmente responsável que beneficie a comunidade de forma geral: “Espero vender ainda mais frutas com a chegada de uma empresa que explore a área e traga emprego e renda para a vila” finalizou.

O contrato relatado será apresentado aos sócios da Cooperativa Mista do Garimpo da Cutia, no dia 29 de maio, data marcada para a Assembleia Geral Extraordinária (AGE) onde além da aprovação do contrato os sócios vão discutir assuntos referentes ao quadro social da cooperativa.
Wenderson Costa - Agencia bateia

Nenhum comentário:

Postar um comentário