Mapa da Mina

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Delegados da Coomigasp repudiam informação de que as delegacias estão fechando suas portas

“A informação divulgada recentemente de que as delegacias regionais da Coomigasp estão fechando suas portas não tem nenhum fundamento,”. Esta foi a declaração da maioria dos delegados regionais da Coomigasp.

Segundo Adalto Batista Gomes, delegado regional de São Domingos do Araguaia, a informação equivocada não condiz com a realidade. “Até hoje nos reunimos diretamente com o presidente da Coomigasp, Gessé Simão, e com todos os  delegados e nunca ouvi nenhum delegado reclamar de que as delegacias estavam prestes a fechar suas portas. É bem verdade que todo empreendimento as vezes passa por dificuldades, mesmo assim acredito que todas as nossas delegacias estão funcionando perfeitamente e os trabalhos estão indo bem”, disse ele.

Adalto Batista destacou ainda que os garimpeiros  estão todos bem informados sobre o andamento do Projeto da Nova Mina de Serra Pelada. “Nós recebemos informações da cooperativa e repassamos para os garimpeiros e eles estão todos satisfeitos. Até porque a Colossus, nossa parceira, tem nos mantidos informados sobre o andamento projeto. O site da Coomigasp e o blog do garimpeiro estão muito bom, diga-se de passagem”, afirmou Adalto.
A Delegacia Regional de São Domingos do Araguaia atende, entre outros, os municípios de Palestina do Pará, Brejo Grande do Araguaia, São João do Araguaia, São Geraldo do Araguaia e Piçarra, num total de 1600 garimpeiros.

Sobre a reunião que será realizada nesta terça-feira com a presença do presidente da Coomigasp e de delegados regionais do Pará, Adalto Batista afirmou que o encontro irá concretizar mais um sonho do garimpeiro daquela região. “Nós, delegados regionais do Pará, estamos aguardando lá cerca de mil garimpeiros. Então, tenho certeza que a reunião será ótima e vai deixar o povo daquela região mais ligado ao nosso projeto”, destacou.

Araguaína

Para o delegado de Araguaína, o experiente garimpeiro João Ezequiel da Costa Filho, a notícia de que as delegacias regionais estavam fechando não tem o menor sentido. “Além do mais, se houver algum problema, isso é uma coisa interna e deve ser discutida com a diretoria da cooperativa”, ressaltou.

João Ezequiel afirmou que  a delegacia de Araguaína está funcionando normalmente. “Os garimpeiros de nossa região estão sempre bem informado com as notícias concretas vindos oficialmente da cooperativa; ainda mais agora que a Coomigasp está com um novo site, com atualização diária”, disse ele. A Delegacia Regional de Araguaína atende 16 municípios e cerca de 2.800 garimpeiros.

Ao falar sobre a reunião de Altamira nesta terça-feira, “Seu” João elogiou a iniciativa do presidente Gessé Simão, de atender o convite dos delegados regionais do Pará para participar do encontro. “Muito importante essa reunião em Altamira, já que lá é um local mais afastado e eu acho que foi um passo importante dado pelo presidente Gessé Simão”, frisou.

Repartimento

“Essa informação de que as delegacias estavam fechando não partiu dos companheiros delegados. É bem verdade que em nossas delegacias enfrentamos dificuldades financeiras, mas isso não chega a esse ponto de fechar as portas por falta de pagamento disso ou daquilo. Hoje, inclusive, as delegacias vivem outra realidade. Por acreditarem no projeto da Nova Mina de Serra Pelada, a maioria dos garimpeiros pagou suas anuidades de 2011”. Esta foi a reação do delegado regional de Repartimento, José Ribamar Lima Silva, o Riba, como é mais conhecido o líder garimpeiro. A delegacia de lá atende 18 municípios e cerca de  2.500 garimpeiros.

Riba disse que procura fazer um bom trabalho focado na informação oficial da cooperativa para os garimpeiros. “Antes da criação das delegacias, os garimpeiros viviam dispersos, sem saber a quem se dirigir para obter uma informação precisa. Hoje ele tem um local para colher essas informações. O presidente Gessé Simão, não tem medido esforços para ver concretizado desse sonho da nova mina de Serra Pelada entrar em operação. E nós estamos chegando bem próximo da realização do nosso objetivo. Nós vivíamos de sonho e hoje nós temos o que mostrar para a sociedade”, argumentou José Ribamar.

Para Riba, a reunião que ocorrerá nesta terça-feira em Altamira é muito importante. “A expectativa é muito grande em relação àquela região que compreende Uruará, Brasil Novo, Medicilândia e Altamira, até porque é uma região mais distante e os companheiros de lá tem uma dificuldade de se locomover e de obter informações. E é muito importante a presença do presidente Gessé porque o garimpeiro gosta de ver de perto o presidente falando e explicando o que está acontecendo”, destacou.

Xinguara

Já o delegado regional de Xinguara, Antônio Benigno, que atende 16 municípios e cerca de 3 mil garimpeiros, afirmou que os trabalhos estão indo bem. “As pessoas ligam e a gente passa todas as informações sobre aquilo que recebemos da própria Coomigasp. As delegacias estão funcionando normalmente e garanto uma coisa: as delegacias do Pará, por exemplo, estão todas consolidadas e passando as informações devidas para todos os garimpeiros”, disse ele. Sobre a reunião de Altamira, Benigno está confiante e otimista. “Eu acredito que será uma reunião muito produtiva”.

Marabá

Na opinião do delegado Neuton Paulino, da Delegacia Regional de Marabá, que abrange 11 municípios, “a notícia de delegacia fechando é um mal entendido”.

Paulino destacou que a delegacia de Marabá continua crescendo e desenvolvendo o trabalho que a sociedade garimpeira esperava, “os companheiros garimpeiros estão satisfeitos com o trabalho que estar sendo feito, claro com o apoio do nosso presidente”. Ele disse ainda que a delegacia de Marabá “vem trabalhando de uma forma transparente em parceria com as outras delegacias”.

ASCOM/Coomigasp

Nenhum comentário:

Postar um comentário